BRINCAR E APRENDER: ASPECTOS INDISSOCIÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BRINCAR E APRENDER: ASPECTOS INDISSOCIÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Felipe (4 anos e 7 meses), ao concluir o desenho de observação do Ipê Branco do nosso quintal, registra o próprio nome com a segurança de quem já se apropriou dessa escrita. Tanto a prática de desenhar a partir da observação quanto a de escrever o próprio nome, além de significativas para as crianças, criamLeia mais sobreBRINCAR E APRENDER: ASPECTOS INDISSOCIÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL[…]

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO E ACOLHIMENTO NA LUZ DA VIDA.

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO E ACOLHIMENTO NA LUZ DA VIDA.

Estamos muito felizes, pois hoje as famílias novas começam a partilhar conosco o período de adaptação e acolhimento. Dizer que a adaptação é apenas para a mãe, pois a criança não sente nada é grande equívoco. Na Luz da Vida, consideramos que é preciso dedicar cuidado e gentileza para que a criança transite do espaçoLeia mais sobrePERÍODO DE ADAPTAÇÃO E ACOLHIMENTO NA LUZ DA VIDA.[…]

UMA TRÍADE PERIGOSA

UMA TRÍADE PERIGOSA

  Atualmente algumas famílias têm se organizado em torne de uma tríade muito perigosa e isso se dá pela vivência sistemática de determinados papéis: “vossa majestade, a mãe”; “vossa majestade, a criança” e “pai ausente”. E esse cenário gera diferentes consequências para as crianças, tais como, isolamento social, introspecção excessiva, extrema dependência ou agressividade. TodaLeia mais sobreUMA TRÍADE PERIGOSA[…]

A CULTURA DA INFÂNCIA – SÉRIE DE 3 EPISÓDIOS

A CULTURA DA INFÂNCIA – SÉRIE DE 3 EPISÓDIOS

Assista à série completa acessando os links abaixo. Episódio 1: Um convite à reflexão sobre a educação infantil e a importância do brincar nos primeiros anos de vida.   Episódio 2: O 2º episódio da série Cultura da Infância nos convida a refletir sobre os conflitos que são comuns na vida das crianças e aLeia mais sobreA CULTURA DA INFÂNCIA – SÉRIE DE 3 EPISÓDIOS[…]

A PRIMEIRA INFÂNCIA AMEAÇADA

A PRIMEIRA INFÂNCIA AMEAÇADA

Crianças privadas de brincar se afastam da própria essência Nos dias atuais é comum que as crianças, desde muito cedo, tenham uma agenda lotada de compromissos dentro e fora da escola, o que pode gerar consequências negativas para o desenvolvimento infantil, como a perda de vivacidade, hiperatividade, ansiedade, depressão, obesidade, entre outras. Durante a primeiraLeia mais sobreA PRIMEIRA INFÂNCIA AMEAÇADA[…]

MANIFESTO A RESPEITO DO DIA DAS MÃES E DOS PAIS

MANIFESTO A RESPEITO DO DIA DAS MÃES E DOS PAIS

Desde a concepção da nossa escola, decidimos nos isentar da comemoração do dia das mães e dos pais. Optando pela celebração da família como um todo. A pedagogia da Luz da Vida é marcadamente reflexiva e corajosa, por isso, ousamos questionar as práticas que fazem parte da tradição escolar.  Historicamente a escola orienta o seuLeia mais sobreMANIFESTO A RESPEITO DO DIA DAS MÃES E DOS PAIS[…]